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COMISSÃO DE APOIO À COMUNIDADE – CAC/ICB

e-mail: cac_icb@icb.usp.br

Criação e objetivos da CAC

A CAC foi criada por Portaria Interna  do Diretor do ICB em 1/11/2017. Conforme esta Portaria, seus objetivos principais são: Aprimorar a integração, motivação e formação de seus alunos de graduação e de pós-graduação, docentes e funcionários; Oferecer a todos os membros da comunidade atenção, escuta e senso de pertencimento, para o amplo desenvolvimento de seus potenciais individuais,

A  CAC pretende atuar por meio de três vertentes principais:

1 – Estimular em todos da comunidade do ICB a empatia, a comunicação e a sensibilidade para ouvir os colegas, alunos, superiores e subordinados.

2 – Preocupar-se com pessoas fragilizadas cujo desempenho pessoal e profissional possa estar prejudicado.

3 – Atuar em prevenção de estados fragilizados, indicar caminhos para sua identificação.


Funcionamento da CAC

1 – Colocar seus membros à disposição para ouvir componentes da comunidade do ICB que necessitem de apoio.

2 – Oferecer atendimento psicológico inicial para avaliação pela Dra. Margareth Labate, Psicóloga, que na qualidade de Voluntária da USP se ofereceu gentilmente para colaborar com o ICB. Conforme o resultado desta avaliação, podem ser oferecidas algumas sessões terapêuticas. Havendo melhora do estado espera-se que a pessoa se integre com sucesso em sua vida pessoal e profissional. Caso contrário, e se necessário, haverá indicação de uma terapia mais extensa e aprofundada a ser realizada por Psicólogos e/ou Psiquiatras.

3 – Atuar em situações agudas de fragilização pessoal que possam resultar em atos contra si e contra outras pessoas. São situações de emergência e que deverão ser imediatamente atendidas, se necessário por encaminhamento a órgãos de saúde mental ou hospitais.

Alguns contatos úteis

CVV – Centro de Valorização da Vida.

Telefone 141 – 24 h por dia.

Clique para fazer um CHAT

Homepage: CVV

CAPS – Centros de Atenção Psicossocial.

Mantidos pela Prefeitura de São Paulo. LINK: Clique aqui para obter detalhes da sua atuação e localização e telefones dos Centros

SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.  Telefone 192

Acolhe USP

Programa de acolhimento relacionado ao uso de álcool e outras drogas. Tel. : 3091-8345.

Informações: AcolheUSP.

E-mail: acolheusp@usp.br

 

VOCÊ

 

Como saber se você necessita do auxílio?

Seu estado de humor (???)  está afetando sua capacidade de aprender, trabalhar, exercer atividades simples, tomar decisões, concentrar-se? Como está sua autoestima?

Se você se sente doente você procura atendimento por Médico ou Dentista? Suas alterações de estado de humor (???) também devem ser consideradas uma doença –  em grande parte resultam de desequilíbrio de  transmissores do sistema nervoso. Procure um(a) Psicólogo(a) ou Médico(a) para cuidar desta doença.

Alguns sinais de depressão, ansiedade e obsessão

Falta de ânimo, desinteresse em coisas novas, visão negativa do mundo, desesperança, sensação de desamparo.

Remoer continuamente pensamentos negativos.

Alterações de humor.

Sentimentos de culpa.

Dificuldade de concentração e de tomar decisões.

Sentimento de cansaço e falta de “energia”.

Alterações no padrão de sono.

 

Como você se sente? Avalie seu estado de humor.

Faça um teste simples e gratuito elaborado pela Colorado State University (em inglês).

Clique aqui para abrir o teste.

Sente-se fragilizado?

Procure alguém. Converse com um amigo, colega de estudo, colega de trabalho. Os membros da CAC estão à disposição para ouvir e ajudar.

Terapêutica por meio de profissional especializado

Depressão, ansiedade, comportamento suicida  e outras condições de saúde mental são tratáveis por psicoterapia acompanhada ou não por administração de fármacos. É importante ressaltar que, de modo geral, estes tratamentos funcionam de maneira muito mais efetiva nas primeiras manifestações destas alterações em comparação com a manifestações em situações crônicas.

Desta maneira, procurar precocemente um tratamento é uma opção muito importante para sua resolução.

Mais informações sobre depressão e ansiedade

Suicídio-1- CVV

Suicídio-2 – CVV

Depressão- Dr. Drauzio Varela

 

COLEGAS, AMIGOS, SUPERIORES, SUBORDINADOS

Atenção com o seu próximo – uma conversa pode ajudar muito

A atenção voltada para colegas e colaboradores pode ser muito importante para ajudar quem está fragilizado. Uma simples conversa pode resolver muitos dilemas e clarear pensamentos negativos. Da mesma forma uma conversa pode mostrar a pessoas fragilizadas caminhos para resolução de problemas que  podem parecer demasiadamente complexos para estas pessoas.

“Tenho notado que você está diferente nos últimos tempos.”

“Estou preocupada por que você me parece  (diferente, distante, atrapalhada)”

“Fiquei preocupado quando você mencionou que … ”

“Você está se sentindo bem? Está conseguindo (trabalhar, estudar, escrever, se concentrar ) direito?”

Passos para lidar com alguém que acha que esteja fragilizado

1 – Reconhecer o estado da pessoa.

2 – Decidir se irá tomar uma atitude ou  se não se considera habilitado e prefere transferir para outra pessoa ou para um profissional habilitado.

3 – Agir.

A pior atitude é não fazer nada ou então contemporizar – “Isto vai passar”, “Muita gente está nessa situação”, “Descanse um tempo para passar o nervoso”, etc.

Como conversar com alguém fragilizado.

1 – Diga que está preocupado com a pessoa.

2 – Ouça bastante, ofereça apoio e compreensão.

3 – Não julgue a pessoa e não discuta com ela.

4 – Ofereça soluções.

Comportamento suicida e prevenção de suicídio

Atenção para as falas que podem denunciar um comportamento suicida:

“Isso não tem solução”

”Ando pensando besteira”

”Não mereço estar neste mundo”

”Eu não aguento mais”

”Acho que minha família ficaria melhor se eu não estivesse aqui”

”As coisas não vão dar certo. Não vejo saída”

”Preferia estar morto”

Para quem pretende apoiar um amigo ou colega

Alguns passos para ajudar a sair de uma crise – estratégias que funcionam em uma primeira intervenção

Explorar o problema que a pessoa enfrenta.

Tentativas de resolução de problemas práticos da pessoa.

Estabelecer metas viáveis para solução de problemas e apresentar soluções e alternativas.

Manter contato com a pessoa.

Visita domiciliar.

Mais informações sobre prevenção de suicídio

CVV- prevenção de suicídio

 

 

 

 

Comunicação com a CAC

A comunicação com a CAC poderá ser feita pelo seu endereço de e-mail institucional ou diretamente com um de seus membros.

Sigilo e a confidencialidade – a CAC e seus membros garantem o sigilo e a confidencialidade das informações que lhes forem transmitidas.

Endereço da CAC:    cac_icb@usp.br

Membros da CAC:

Ana Isabel Ferraz anaifb@usp.br
Andrea Balan Fernandes abalan@usp.br
Carlos Pelleschi Taborda taborda@usp.br
Dânia Emi Hamassaki dania@usp.br
Fernanda Ortis fernandaortis@hotmail.com
Leila Gomes de Morais Affini laffini@icb.usp.br
Luciana M. Dzik – Representante Pós-graduandos lu.dzik@usp.br
Margareth Labate – Psicóloga psilabate@gmail.com
Maria do Socorro B. R. Cirino mariasoc@usp.br
Maria Inês Nogueira minog@usp.br
Nancy Amaral Rebouças nancy@icb.usp.br
Patrícia Castelucci pcastel@usp.br
Paulo A Abrahamsohn – Coordenador pauloabrahamsohn@gmail.com
Silvana Chiavegatto – Coordenadora schiaveg@usp.br
Telma Alves Monezi telmaamo@usp.br
Wothan Tavares de Lima wtavares@usp.br
Fontes consultadas  e leitura adicional: Dra. Margareth Labate; Prevenção do Suicídio ; Metanoia ; SAMHSA ; Org. Mundial da Saúde ; Suicide prevention  ; Top 5 Mental Health Challenges Facing Students  ; Campusmindworks  ; Mental Health Screening Colorado State University ; The Ohio State University-Suicide prevention ; Texas University-Suicide Prevention Program
Logo:  Dra. Telma Alves Monezi