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COMISSÃO DE APOIO À COMUNIDADE – CAC/ICB

Contato com a equipe da CAC ou solicitação de agendamento de terapia: cac_icb@icb.usp.br

Sigilo e a confidencialidade – a CAC e seus membros mantêm  sigilo e  confidencialidade sobre as informações que lhes forem transmitidas.

Criação e objetivos da CAC

A CAC foi criada por Portaria Interna  do Diretor do ICB em 1/11/2017. Conforme esta Portaria, seus objetivos principais são: aprimorar a integração, motivação e formação de seus alunos de graduação e de pós-graduação, docentes e funcionários do ICB-USP; oferecer a todos os membros da comunidade do ICB atenção, escuta e senso de pertencimento para o amplo desenvolvimento de seus potenciais individuais.

A CAC é formada por representantes dos alunos de graduação, pós-graduação, funcionários e docentes. Conta com apoio especializado de profissionais voluntários na área de Psicologia para que as pessoas que procuram a CAC se sintam acolhidas e obtenham orientação profissional.

Entrevista com a Dra. Nancy Amaral Rebouças sobre a CAC no Jornal da USP no Ar (Rádio USP).

Instituto de Ciências Biomédicas da USP cria Comissão de Apoio à Comunidade, Jornal da USP – 20/12/201

Veja o vídeo Precisamos falar sobre Depressão

Clique para acessar vídeos em português ou inglês sobre depressão e importância de contatos sociais.[[Link para página em anexo]]

COMISSÃO DE APOIO À COMUNIDADE

A  CAC pretende atuar por meio de três vertentes principais:

1 – Estimular em todos da comunidade do ICB a empatia, a comunicação e a sensibilidade para ouvir os colegas, alunos, superiores e subordinados.

2 – Preocupar-se com pessoas fragilizadas, cujo desempenho pessoal e profissional possa estar prejudicado.

3 – Atuar na prevenção de estados fragilizados, indicando caminhos para sua identificação.


Funcionamento da CAC

1 – Colocar seus membros à disposição para ouvir componentes da comunidade do ICB que necessitem de apoio.

2 – Oferecer atendimento psicológico  para avaliação inicial pela Psicóloga Margareth Labate que, na qualidade de Voluntária da USP, se ofereceu gentilmente para colaborar com o ICB.

3 – Atuar em situações agudas de fragilização pessoal que possam resultar em atos contra si e contra outras pessoas. São situações de emergência e que deverão ser imediatamente atendidas, se necessário por encaminhamento a órgãos de saúde mental ou hospitais.

Alguns contatos úteis

CVV – Centro de Valorização da Vida.

Telefone 141 – 24 h por dia.

Clique para fazer um CHAT

Homepage: CVV

CAPS – Centros de Atenção Psicossocial.

Mantidos pela Prefeitura de São Paulo. LINK: Clique aqui para obter detalhes da sua atuação e localização e telefones dos Centros

SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Telefone 192

Acolhe USP

Programa de acolhimento relacionado ao uso de álcool e outras drogas. Tel. : 3091-8345.

Informações: Acolhe USP.

E-mail: acolheusp@usp.br

 

VOCÊ

Como saber se você necessita de auxílio?

Seu estado de humor  está afetando sua capacidade de aprender, trabalhar, exercer atividades simples, tomar decisões, concentrar-se? Como está sua autoestima?

Se você se sente doente você procura atendimento por Médico ou Dentista?

Suas alterações de estado de humor  também devem ser consideradas uma doença –  em grande parte resultam de desequilíbrio de  transmissores do sistema nervoso. Procure um(a) Psicólogo(a) ou Médico(a) para cuidar desta doença.

Alguns sinais de depressão, ansiedade e obsessão

Falta de ânimo, desinteresse em coisas novas, visão negativa do mundo, desesperança, sensação de desamparo.

Euforia.

Remoer continuamente pensamentos negativos.

Irritabilidade

Sentimentos de culpa.

Dificuldade de concentração e de tomar decisões.

Sentimento de cansaço e falta de “energia”.

Alterações no padrão de sono.

Isolamento social.

Sentimentos de menos valia.

Sente-se fragilizado?

Procure alguém. Converse com um amigo, colega de estudo, colega de trabalho. Os membros da CAC estão à disposição para ouvir e ajudar.

Terapia por meio de profissional especializado

Depressão, ansiedade, comportamento suicida  e outras condições de saúde mental são tratáveis por psicoterapia acompanhada ou não por administração de fármacos.
É importante ressaltar que, de modo geral, estes tratamentos funcionam de maneira muito mais efetiva nas suas primeiras manifestações do que nas manifestações em situações crônicas.

Desta maneira, procurar precocemente um tratamento é uma opção muito importante para sua resolução.

Mais informações sobre depressão, ansiedade e prevenção de suicídio

CVV- Prevenção de suicídio

CVV – Falando abertamente

Dr. Drauzio Varela – Depressão

Prof. Paulo Saldiva – Depressão, o mal das cidades

COLEGAS, AMIGOS, SUPERIORES, SUBORDINADOS

Atenção com o seu próximo – uma conversa pode ajudar muito

A atenção voltada para colegas e colaboradores pode ser muito importante para ajudar quem está fragilizado. Uma simples conversa pode resolver muitos dilemas e clarear pensamentos negativos. Da mesma forma uma conversa pode mostrar a pessoas fragilizadas caminhos para resolução de problemas que  podem ser demasiadamente complexos para estas pessoas.

“Tenho notado que você está diferente nos últimos tempos.”

“Estou preocupada por que você me parece  (diferente, distante, confusa)”

“Fiquei preocupado quando você mencionou que … ”

“Você está se sentindo bem? Está conseguindo (trabalhar, estudar, escrever, se concentrar) direito?”

Passos para lidar com alguém que  esteja fragilizado

1 – Reconhecer o estado da pessoa.

2 – Tomar uma atitude: converse com a pessoa;  caso não se considere habilitado, alerte outra pessoa; sugira procurar auxílio com profissional habilitado.

A pior atitude é não fazer nada ou então contemporizar – “Isto vai passar”, “Muita gente está nessa situação”, “Descanse um tempo para passar o nervoso”, “Já tive isto também”, etc.

Como conversar com alguém fragilizado.

1 – Diga que está preocupado com a pessoa.

2 – Ouça bastante, ofereça apoio e compreensão.

3 – Não julgue a pessoa e não discuta com ela.

4 – Ofereça soluções.

Comportamento suicida e prevenção de suicídio

Atenção para as falas que podem denunciar um comportamento suicida:

“Isso não tem solução”

”Ando pensando besteira”

”Não mereço estar neste mundo”

”Eu não aguento mais”

”Acho que minha família ficaria melhor se eu não estivesse aqui”

”As coisas não vão dar certo. Não vejo saída”

”Preferia estar morto”

Para quem pretende apoiar um amigo ou colega

Alguns passos para ajudar a sair de uma crise – estratégias que funcionam em uma primeira intervenção

Explorar o problema que a pessoa enfrenta.

Tentar ajudar a resolução de problemas práticos da pessoa.

Estabelecer metas viáveis para solução de problemas e apresentar alternativas.

Dentro do possível, tomar algumas primeiras atitudes em conjunto com a pessoa fragilizada.

Manter contato com a pessoa.

Visita domiciliar.

Membros da CAC — FAZER LINK DA TABELA E COLOCAR EM PÁGINA SEPARADA??

Silvana Chiavegatto – Coordenadora schiaveg@usp.br
Paulo A. Abrahamsohn – Coordenador paabraha@usp.br
Ana Isabel Ferraz anaifb@usp.br
Andrea Balan Fernandes abalan@usp.br
Carlos Pelleschi Taborda taborda@usp.br
Cecília Gouveia cgouveia@usp.br
Dânia Emi Hamassaki dania@usp.br
Fernanda Ortis fernandaortis@hotmail.com
Leila Gomes de Morais Affini laffini@icb.usp.br
Luciana M. Dzik – Representante Pós-graduandos lu.dzik@usp.br
Margareth Labate – Psicóloga psilabate@gmail.com
Maria do Socorro B. R. Cirino mariasoc@usp.br
Maria Inês Nogueira minog@usp.br
Nancy Amaral Rebouças nancy@icb.usp.br
Patrícia Castelucci pcastel@usp.br
Telma Alves Monezi telmaamo@usp.br
Victor Yamada – Representante Alunos de Graduação victor.hideki.yamada@usp.br
Wothan Tavares de Lima wtavares@usp.br
Fontes consultadas para redação da página e leitura adicional: Dra. Margareth Labate; Prevenção do Suicídio ; Metanoia ; SAMHSA ; Org. Mundial da Saúde ; Suicide prevention  ; Top 5 Mental Health Challenges Facing Students  ; Campusmindworks  ; Mental Health Screening Colorado State University ; The Ohio State University-Suicide prevention ; Texas University-Suicide Prevention Program
Logo:  Dra. Telma Alves Monezi