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COMISSÃO DE APOIO À COMUNIDADE – CAC/ICB COMISSÃO DE APOIO À COMUNIDADE – CAC/ICB

e-mail: cac_icb@icb.usp.br e-mail: cac_icb@icb.usp.br

Criação e objetivos da CAC Criação e objetivos da CAC

A CAC foi criada por Portaria Interna do Diretor do ICB em 1/11/2017. Conforme esta Portaria, seus objetivos principais são: aprimorar a integração, motivação e formação de seus alunos de graduação e de pós-graduação, docentes e funcionários; oferecer a todos os membros da comunidade atenção, escuta e senso de pertencimento, para o amplo desenvolvimento de seus potenciais individuais. A CAC foi criada por Portaria Interna do Diretor do ICB em 1/11/2017. Conforme esta Portaria, seus objetivos principais são: aprimorar a integração, motivação e formação de seus alunos de graduação e de pós-graduação, docentes e funcionários; oferecer a todos os membros da comunidade atenção, escuta e senso de pertencimento, para o amplo desenvolvimento de seus potenciais individuais.

 

CVV- prevenção de suicídio

COMISSÃO DE APOIO À COMUNIDADE

COMISSÃO DE APOIO À COMUNIDADE

A CAC pretende atuar por meio de três vertentes principais: A CAC pretende atuar por meio de três vertentes principais:

1 – Estimular em todos da comunidade do ICB a empatia, a comunicação e a sensibilidade para ouvir os colegas, alunos, superiores e subordinados. 1 – Estimular em todos da comunidade do ICB a empatia, a comunicação e a sensibilidade para ouvir os colegas, alunos, superiores e subordinados.

2 – Preocupar-se com pessoas fragilizadas, cujo desempenho pessoal e profissional possa estar prejudicado. 2 – Preocupar-se com pessoas fragilizadas, cujo desempenho pessoal e profissional possa estar prejudicado.

3 – Atuar em prevenção de estados fragilizados, indicar caminhos para sua identificação. 3 – Atuar em prevenção de estados fragilizados, indicar caminhos para sua identificação.


Funcionamento da CAC
Funcionamento da CAC

1 – Colocar seus membros à disposição para ouvir componentes da comunidade do ICB que necessitem de apoio. 1 – Colocar seus membros à disposição para ouvir componentes da comunidade do ICB que necessitem de apoio.

2 – Oferecer atendimento psicológico inicial para avaliação pela Dra. Margareth Labate, Psicóloga, que, na qualidade de Voluntária da USP, se ofereceu gentilmente para colaborar com o ICB. Conforme o resultado desta avaliação podem ser oferecidas algumas sessões terapêuticas. Havendo melhora do estado espera-se que a pessoa se integre com sucesso em sua vida pessoal e profissional. Caso contrário, e se necessário, haverá indicação de uma terapia mais extensa e aprofundada a ser realizada por Psicólogos e/ou Psiquiatras. 2 – Oferecer atendimento psicológico inicial para avaliação pela Dra. Margareth Labate, Psicóloga, que, na qualidade de Voluntária da USP, se ofereceu gentilmente para colaborar com o ICB. Conforme o resultado desta avaliação podem ser oferecidas algumas sessões terapêuticas. Havendo melhora do estado espera-se que a pessoa se integre com sucesso em sua vida pessoal e profissional. Caso contrário, e se necessário, haverá indicação de uma terapia mais extensa e aprofundada a ser realizada por Psicólogos e/ou Psiquiatras.

3 – Atuar em situações agudas de fragilização pessoal que possam resultar em atos contra si e contra outras pessoas. São situações de emergência e que deverão ser imediatamente atendidas, se necessário por encaminhamento a órgãos de saúde mental ou hospitais. 3 – Atuar em situações agudas de fragilização pessoal que possam resultar em atos contra si e contra outras pessoas. São situações de emergência e que deverão ser imediatamente atendidas, se necessário por encaminhamento a órgãos de saúde mental ou hospitais.

Alguns contatos úteis Alguns contatos úteis

CVV – Centro de Valorização da Vida. CVV – Centro de Valorização da Vida.

Telefone 141 – 24 h por dia. Telefone 141 – 24 h por dia.

Clique para fazer um CHAT Clique para fazer um CHAT

Homepage: CVV Homepage: CVV

CAPS – Centros de Atenção Psicossocial. CAPS – Centros de Atenção Psicossocial.

Mantidos pela Prefeitura de São Paulo. LINK: Clique aqui para obter detalhes da sua atuação e localização e telefones dos Centros Mantidos pela Prefeitura de São Paulo. LINK: Clique aqui para obter detalhes da sua atuação e localização e telefones dos Centros

SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Telefone 192 Telefone 192

Acolhe USP Acolhe USP

Programa de acolhimento relacionado ao uso de álcool e outras drogas. Tel. : 3091-8345. Programa de acolhimento relacionado ao uso de álcool e outras drogas. Tel. : 3091-8345.

Informações: Acolhe USP. Informações: Acolhe USP.

E-mail: acolheusp@usp.br E-mail: acolheusp@usp.br

VOCÊ

VOCÊ

Como saber se você necessita de auxílio? Como saber se você necessita de auxílio?

Seu estado de humor está afetando sua capacidade de aprender, trabalhar, exercer atividades simples, tomar decisões, concentrar-se? Como está sua autoestima? Seu estado de humor está afetando sua capacidade de aprender, trabalhar, exercer atividades simples, tomar decisões, concentrar-se? Como está sua autoestima?

Se você se sente doente você procura atendimento por Médico ou Dentista? Se você se sente doente você procura atendimento por Médico ou Dentista?

Suas alterações de estado de humor também devem ser consideradas uma doença – em grande parte resultam de desequilíbrio de transmissores do sistema nervoso. Procure um(a) Psicólogo(a) ou Médico(a) para cuidar desta doença. Suas alterações de estado de humor também devem ser consideradas uma doença – em grande parte resultam de desequilíbrio de transmissores do sistema nervoso. Procure um(a) Psicólogo(a) ou Médico(a) para cuidar desta doença.

Alguns sinais de depressão, ansiedade e obsessão Alguns sinais de depressão, ansiedade e obsessão

Falta de ânimo, desinteresse em coisas novas, visão negativa do mundo, desesperança, sensação de desamparo. Falta de ânimo, desinteresse em coisas novas, visão negativa do mundo, desesperança, sensação de desamparo.

Euforia. Euforia.

Remoer continuamente pensamentos negativos. Remoer continuamente pensamentos negativos.

Irritabilidade Irritabilidade

Sentimentos de culpa. Sentimentos de culpa.

Dificuldade de concentração e de tomar decisões. Dificuldade de concentração e de tomar decisões.

Sentimento de cansaço e falta de “energia”. Sentimento de cansaço e falta de “energia”.

Alterações no padrão de sono. Alterações no padrão de sono.

Isolamento social. Isolamento social.

Sentimenost de menos valia. Sentimenost de menos valia.

Como você se sente? Avalie seu estado de humor. Como você se sente? Avalie seu estado de humor.

Faça um teste simples e gratuito elaborado pela Colorado State University (em inglês). Faça um teste simples e gratuito elaborado pela Colorado State University (em inglês).

Clique aqui para abrir o teste. Clique aqui para abrir o teste.

Sente-se fragilizado? Sente-se fragilizado?

Procure alguém. Converse com um amigo, colega de estudo, colega de trabalho. Os membros da CAC estão à disposição para ouvir e ajudar. Procure alguém. Converse com um amigo, colega de estudo, colega de trabalho. Os membros da CAC estão à disposição para ouvir e ajudar.

Lembre-se que:
Lembre-se que:

“Suicídio é uma alternativa definitiva para um problema passageiro” “Suicídio é uma alternativa definitiva para um problema passageiro”

Terapêutica por meio de profissional especializado Terapêutica por meio de profissional especializado

Depressão, ansiedade, comportamento suicida e outras condições de saúde mental são tratáveis por psicoterapia acompanhada ou não por administração de fármacos. Depressão, ansiedade, comportamento suicida e outras condições de saúde mental são tratáveis por psicoterapia acompanhada ou não por administração de fármacos.

É importante ressaltar que, de modo geral, estes tratamentos funcionam de maneira muito mais efetiva nas suas primeiras manifestações do que as manifestações em situações crônicas. É importante ressaltar que, de modo geral, estes tratamentos funcionam de maneira muito mais efetiva nas suas primeiras manifestações do que as manifestações em situações crônicas.

Desta maneira, procurar precocemente um tratamento é uma opção muito importante para sua resolução. Desta maneira, procurar precocemente um tratamento é uma opção muito importante para sua resolução.

Mais informações sobre depressão e ansiedade Mais informações sobre depressão e ansiedade

Suicídio-1- CVV Suicídio-1- CVV

Suicídio-2 – CVV Suicídio-2 – CVV

Depressão- Dr. Drauzio Varela Depressão- Dr. Drauzio Varela

 

COLEGAS, AMIGOS, SUPERIORES, SUBORDINADOS

COLEGAS, AMIGOS, SUPERIORES, SUBORDINADOS

Atenção com o seu próximo – uma conversa pode ajudar muito Atenção com o seu próximo – uma conversa pode ajudar muito

A atenção voltada para colegas e colaboradores pode ser muito importante para ajudar quem está fragilizado. Uma simples conversa pode resolver muitos dilemas e clarear pensamentos negativos. Da mesma forma uma conversa pode mostrar a pessoas fragilizadas caminhos para resolução de problemas que podem parecer demasiadamente complexos para estas pessoas. A atenção voltada para colegas e colaboradores pode ser muito importante para ajudar quem está fragilizado. Uma simples conversa pode resolver muitos dilemas e clarear pensamentos negativos. Da mesma forma uma conversa pode mostrar a pessoas fragilizadas caminhos para resolução de problemas que podem parecer demasiadamente complexos para estas pessoas.

“Tenho notado que você está diferente nos últimos tempos.” “Tenho notado que você está diferente nos últimos tempos.”

“Estou preocupada por que você me parece (diferente, distante, atrapalhada)” “Estou preocupada por que você me parece (diferente, distante, atrapalhada)”

“Fiquei preocupado quando você mencionou que … ” “Fiquei preocupado quando você mencionou que … ”

“Você está se sentindo bem? Está conseguindo (trabalhar, estudar, escrever, se concentrar ) direito?” “Você está se sentindo bem? Está conseguindo (trabalhar, estudar, escrever, se concentrar ) direito?”

Passos para lidar com alguém que acha que esteja fragilizado Passos para lidar com alguém que acha que esteja fragilizado

1 – Reconhecer o estado da pessoa. 1 – Reconhecer o estado da pessoa.

2 – Decidir se irá tomar uma atitude ou caso não se considere habilitado prefere alertar outra pessoa ou sugerir terapia por profissional habilitado. 2 – Decidir se irá tomar uma atitude ou caso não se considere habilitado prefere alertar outra pessoa ou sugerir terapia por profissional habilitado.

3 – Agir. 3 – Agir.

A pior atitude é não fazer nada ou então contemporizar – “Isto vai passar”, “Muita gente está nessa situação”, “Descanse um tempo para passar o nervoso”, “Já tive isto também”, etc. A pior atitude é não fazer nada ou então contemporizar – “Isto vai passar”, “Muita gente está nessa situação”, “Descanse um tempo para passar o nervoso”, “Já tive isto também”, etc.

Como conversar com alguém fragilizado. Como conversar com alguém fragilizado.

1 – Diga que está preocupado com a pessoa. 1 – Diga que está preocupado com a pessoa.

2 – Ouça bastante, ofereça apoio e compreensão. 2 – Ouça bastante, ofereça apoio e compreensão.

3 – Não julgue a pessoa e não discuta com ela. 3 – Não julgue a pessoa e não discuta com ela.

4 – Ofereça soluções. 4 – Ofereça soluções.

Comportamento suicida e prevenção de suicídio Comportamento suicida e prevenção de suicídio

Atenção para as falas que podem denunciar um comportamento suicida: Atenção para as falas que podem denunciar um comportamento suicida:

“Isso não tem solução” “Isso não tem solução”

”Ando pensando besteira” ”Ando pensando besteira”

”Não mereço estar neste mundo” ”Não mereço estar neste mundo”

”Eu não aguento mais” ”Eu não aguento mais”

”Acho que minha família ficaria melhor se eu não estivesse aqui” ”Acho que minha família ficaria melhor se eu não estivesse aqui”

”As coisas não vão dar certo. Não vejo saída” ”As coisas não vão dar certo. Não vejo saída”

”Preferia estar morto” ”Preferia estar morto”

Para quem pretende apoiar um amigo ou colega Para quem pretende apoiar um amigo ou colega

Alguns passos para ajudar a sair de uma crise – estratégias que funcionam em uma primeira intervenção Alguns passos para ajudar a sair de uma crise – estratégias que funcionam em uma primeira intervenção

Explorar o problema que a pessoa enfrenta. Explorar o problema que a pessoa enfrenta.

Tentativas de resolução de problemas práticos da pessoa. Tentativas de resolução de problemas práticos da pessoa.

Estabelecer metas viáveis para solução de problemas e apresentar soluções e alternativas. Estabelecer metas viáveis para solução de problemas e apresentar soluções e alternativas.

Dentro do possível, tomar algumas primeiras atitudes em conjunto com a pessoa fragilizada. Dentro do possível, tomar algumas primeiras atitudes em conjunto com a pessoa fragilizada.

Manter contato com a pessoa. Manter contato com a pessoa.

Visita domiciliar. Visita domiciliar.

Mais informações sobre prevenção de suicídio Mais informações sobre prevenção de suicídio

CVV- prevenção de suicídio

Comunicação com a CAC Comunicação com a CAC

A comunicação com a CAC poderá ser feita pelo seu endereço de e-mail institucional ou diretamente com um de seus membros. A comunicação com a CAC poderá ser feita pelo seu endereço de e-mail institucional ou diretamente com um de seus membros.

Sigilo e a confidencialidade – a CAC e seus membros garantem o sigilo e a confidencialidade das informações que lhes forem transmitidas. Sigilo e a confidencialidade – a CAC e seus membros garantem o sigilo e a confidencialidade das informações que lhes forem transmitidas.

Endereço de correio eletrônico da CAC: cac_icb@usp.br Endereço de correio eletrônico da CAC: cac_icb@usp.br

Membros da CAC Membros da CAC

Ana Isabel Ferraz Ana Isabel Ferraz anaifb@usp.br anaifb@usp.br Telefones Telefones
Andrea Balan Fernandes Andrea Balan Fernandes abalan@usp.br abalan@usp.br
Carlos Pelleschi Taborda Carlos Pelleschi Taborda taborda@usp.br taborda@usp.br
Cecília Gouveia Cecília Gouveia cgouveia@usp.br cgouveia@usp.br
Dânia Emi Hamassaki Dânia Emi Hamassaki dania@usp.br dania@usp.br
Fernanda Ortis Fernanda Ortis fernandaortis@hotmail.com fernandaortis@hotmail.com
Leila Gomes de Morais Affini Leila Gomes de Morais Affini laffini@icb.usp.br laffini@icb.usp.br
Luciana M. Dzik – Representante Pós-graduandos Luciana M. Dzik – Representante Pós-graduandos lu.dzik@usp.br lu.dzik@usp.br
Margareth Labate – Psicóloga Margareth Labate – Psicóloga psilabate@gmail.com psilabate@gmail.com
Maria do Socorro B. R. Cirino Maria do Socorro B. R. Cirino mariasoc@usp.br mariasoc@usp.br
Maria Inês Nogueira Maria Inês Nogueira minog@usp.br minog@usp.br
Nancy Amaral Rebouças Nancy Amaral Rebouças nancy@icb.usp.br nancy@icb.usp.br
Patrícia Castelucci Patrícia Castelucci pcastel@usp.br pcastel@usp.br
Paulo A. Abrahamsohn – Coordenador Paulo A. Abrahamsohn – Coordenador pauloabrahamsohn@gmail.com pauloabrahamsohn@gmail.com
Silvana Chiavegatto – Coordenadora Silvana Chiavegatto – Coordenadora schiaveg@usp.br schiaveg@usp.br
Telma Alves Monezi Telma Alves Monezi telmaamo@usp.br telmaamo@usp.br
Victor Yamada – Representante Alunos de Graduação Victor Yamada – Representante Alunos de Graduação victor.hideki.yamada@usp.br victor.hideki.yamada@usp.br
Wothan Tavares de Lima Wothan Tavares de Lima wtavares@usp.br wtavares@usp.br
Fontes consultadas para redação da página e leitura adicional: Dra. Margareth Labate; Prevenção do Suicídio ; Metanoia ; SAMHSA ; Org. Mundial da Saúde ; Suicide prevention ; Top 5 Mental Health Challenges Facing Students ; Campusmindworks ; Mental Health Screening Colorado State University ; The Ohio State University-Suicide prevention ; Texas University-Suicide Prevention Program Fontes consultadas para redação da página e leitura adicional: Dra. Margareth Labate; Prevenção do Suicídio ; Metanoia ; SAMHSA ; Org. Mundial da Saúde ; Suicide prevention ; Top 5 Mental Health Challenges Facing Students ; Campusmindworks ; Mental Health Screening Colorado State University ; The Ohio State University-Suicide prevention ; Texas University-Suicide Prevention Program Logo: Dra. Telma Alves Monezi Logo: Dra. Telma Alves Monezi